paginas

O que você deve saber!



Tratamento Ortodôntico em Adultos e Crianças

Sequência de tratamento

Ao realizar uma consulta com o ortodontista, o cliente deve estar ciente da sequência normal de um tratamento ortodôntico.
1) Consulta inicial
Consiste no exame inicial onde são identificadas as características faciais e dentárias do cliente. As informações da anamnese são colhidas privilegiando suas queixas e expectativas individuais. Neste momento suas dúvidas iniciais são esclarecidas.
2) Requisição de exames
Caso haja necessidade, são solicitados exames auxiliares (radiografias, fotografias e modelos de gesso) para embasar o planejamento, realizado pelo ortodontista.

3) Considerações sobre planejamento e execução dos serviços
São apresentadas as alternativas de tratamento enfatizando os benefícios e limitações da terapêutica  O profissional deve indicar o tratamento com o melhor custo-benefício. Pacientes menores de 18 anos devem comparecer acompanhados por um responsável para aprovação do plano de tratamento.
4) Montagem do aparelho
O aparelho indicado é instalado. Para isso, são marcadas algumas consultas consecutivas. Esta fase é uma das mais importantes do tratamento.




5) Consultas durante o tratamento

O cliente deve comparecer mensalmente para controle, ativação e higienização dos dispositivos do aparelho ortodôntico.


6) Alta e controle


É caracterizada pelo término do tratamento ortodôntico e início da fase pós-tratamento.
O monitoramento da contenção é indicado de maneira individualizada. .

Tratamento Ortodôntico
O tratamento ortodôntico objetiva corrigir o mau posicionamento dentário e/ou das bases ósseas. A escolha da aparelhagem a ser usada dependerá do tipo de problema a ser corrigido e da idade do paciente.



Recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial ao ortodontista a partir dos 5 anos de idade. Nesta consulta será avaliada a necessidade de iniciar ou não o tratamento ou monitoramento do crescimento e desenvolvimento facial e dentário.


Pessoas adultas e idosas também podem realizar o tratamento ortodôntico. Além de corrigir o posicionamento dentário auxilia na obtenção dos espaços adequados para reabilitação com implantes ou próteses.

Modalidades de Tratamento:

1) Tratamento Ortodôntico Preventivo, (PLANO ORTHO KIDS).
2) Tratamento Ortodôntico Interceptor,  (PLANO ORTHO TEEN).
3) Tratamento Ortodôntico Corretivo/ Compensatório, (PLANO ORTHO TEEN, ADULT).
4) Tratamento combinado Ortodôntico-cirúrgico, (PLANO ORTHO ADULT).
1) Tratamento Ortodôntico Preventivo

    Visa prevenir as más oclusões precoces.

Por exemplo, quando um dente  de leite é perdido prematuramente seu espaço deve ser mantido para que os demais dentes não migrem ou se inclinem em direção ao espaço até que o dente permanente irrompa. A perda do espaço de um dente de leite pode impedir que o dente permanente irrompa corretamente, além de causar o mau posicionamento dos dentes adjacentes.



Os aparelhos usados podem ser fixos ou removíveis, conforme a necessidade de cada caso. 


2) Tratamento Ortodôntico Interceptor



O tratamento Ortodôntico Interceptor visa interceptar o problema precocemente, na dentadura mista, de modo que o crescimento e desenvolvimento da face sejam aliados na correção das más oclusões.



Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término da fase de crescimento.




Nem sempre é possível corrigir completamente o problema, mas o tratamento interceptor pode reduzir a severidade, facilitando a segunda fase de tratamento.


Nestes tratamentos podem ser usados aparelhos intra-bucais fixos ou removíveis. Os dispositivos extra-bucais também podem ter ação ortopédica, ou seja, atuam sobre o crescimento das estruturas da face corrigindo as discrepâncias esqueléticas (ósseas). 
3) Tratamento Ortodôntico Corretivo/ Compensatório

O tratamento corretivo / compensatório é iniciado com a dentição permanente completa. Deve corrigir o desalinhamento dos dentes causados pela falta ou presença de espaços. O tratamento corretivo é realizado em clientes com padrão de crescimento equilibrado entre a maxila e a mandíbula, como também em clientes com discrepâncias esqueléticas moderadas.

O aparelho fixo com braquetes colados em todos os dentes, normalmente é o aparelho de escolha nestes casos.  Ele pode ser estético (de cerâmica) ou metálico (de aço inoxidável).   

4) Tratamento combinado Ortodôntico-cirúrgico

Quando há um problema das estruturas ósseas da face o tratamento combinado com a Cirurgia Ortognática pode estar indicado. O tratamento combinado é normalmente realizado em pacientes adultos e que apresentam uma discrepância esquelética (óssea) severa. Nesses casos não é possível atuar sobre o crescimento das estruturas da face por meio de aparelhos.
O tratamento combinado pode trazer ao paciente melhorias estéticas na face que não 
seriam possíveis apenas com o tratamento ortodôntico.

A Cirurgia Ortognática também pode ser combinada ao tratamento ortodôntico para o tratamento de alguns casos de apnéia obstrutiva do sono, fendas palatinas, dentre outros.







TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS MODERNOS

INVISALIGN

O QUE É INVISALIGN?

A ALTERNATIVA TRANSPARENTE DE TRATAMENTO.

Invisalign utiliza jogos de alinhadores feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir um sorriso que lhe deixará orgulhoso. Retire os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental Troque os alinhadores a cada duas semanas Seus dentes se movem pouco a pouco Controle regularmente o progresso com seu ortodontista Resultados aparecem entre 6 meses a 1 ano.



PORQUE  USAR  INVISALIGN ! 

A comodidade e facilidade do uso do sistema Invisalign já fizeram mais de meio milhão de pessoas a optar por ele. Invisalign tem conseguido fazer milhares de pessoas ganhem um sorriso novo. A maioria das pessoas nem notará que você está em tratamento Não interfere no seu estilo de vida Consulte um ortodontista credenciado para detalhes de seu tratamento Sem fios ou metal que irritam sua boca, e o melhor de tudo é que quase ninguém notará que você está em tratamento. Invisalign®, uma alternativa de aparelho ortodôntico, eleita por mais de 500.000 pessoas para obter um belo sorriso




APARELHOS ORTODÔNTICOS AUTOLIGADOS

A ortodontia contemporânea evoluiu muito nos últimos anos e os braquetes autoligados apresentam um diferencial, principalmente, na eficiência de tratamento devido a simplificação da biomecânica com conseqüente evolução e popularização dos fios de NiTi termoativados.

É definido como um sistema livre de ligadura elástica ou metálica (NÃO SE USA "BORRACHINHA") para fixar o fio dentro da canaleta ou “Slot” do acessório. Possuem uma cobertura ou clipe metálico que apresenta um mecanismo de abertura e fechamento que facilita a adaptação entre fio e braquete. 


Reduzem o tempo de tratamento significativamente. Se você procura um tratamento rápido esse é o aparelho indicado de acordo com o Dr. Eduardo Franco, Mestre e especialista pela Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário